UNICEF disponibiliza podcast para crianças

Em tempos de isolamento social, muitas crianças, em especial as mais vulneráveis, tiveram sua aprendizagem prejudicada por conta do fechamento das escolas. Para complementar o trabalho das instituições de ensino brasileiras e pensando nas famílias que não tem fácil acesso à internet, o UNICEF desenvolveu a iniciativa Deixa que Eu Conto, um podcast diário que está disponível gratuitamente.
O podcast é voltado para crianças entre 0 e 8 anos e convocando-os à co-criação e à imaginação, trazendo-os para serem protagonistas do seu desenvolvimento e aprendizagens. O programa não substitui as experiências coletivas vivenciadas no contexto das instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental, mas garante a aproximação das famílias neste momento adverso.

Escutar o Deixa que eu conto com as crianças pode ser uma opção durante este momento de isolamento social por conta da pandemia do coronavírus, motivando-as a realizar atividades que estimulam a criatividade e as aproximam dos pais, irmãos, avós e quem mais estiver convivendo em casa.

Os episódios, que tem 30 minutos em média, são apresentados pelos contadores de história Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andrea Soares. Cada podcast está dividido em quadros (contação de histórias, músicas e brincadeiras, entre outros), que podem ser usados livremente por rádios, sites, escolas, secretarias de Educação e inclusive editados para melhor se encaixar no tempo ou espaço disponível.

Semiárido e Amazônia

Segundo dados da pesquisa TIC Kids Online 2019 do Cetic.br/NIC.br, 4,8 milhões de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos de idade vivem em domicílios sem acesso à internet no Brasil (17% dessa população).. Com isso, a educação durante a pandemia fica ainda mais inacessível, ainda mais nas comunidades ribeirinhas da região Norte ou no Semiárido Brasileiro. Por isso, os conteúdos em áudio, mais leves e que podem ser veiculados por rádios, buscam romper essa barreira.

Para enaltecer as regiões Norte e Nordeste, e ainda fomentar a cultura local entre as crianças que nelas habitam, o UNICEF trouxe o universo do Semiárido e do Território Amazônico para o Deixa que eu conto com programas dedicados a cultura e os saberes nordestinos, indígenas, quilombolas e ribeirinhos e todo o universo folclórico dessas regiões em forma de histórias, lendas, brincadeiras, músicas, línguas e linguagens.

O Deixa que eu conto está disponível no site do UNICEF e nas plataformas digitais Spotify e YouTube. É possível também fazer o download de todos os episódios no link http://www.unicef.org/brazil/deixa-que-eu-conto. Os programas também podem ser compartilhados via WhatsApp, para que sejam divulgados em grupos de educadores, escolas, pais e famílias.

Todos os podcasts do Deixa que Eu Conto estão alinhados com os direitos de aprendizagem e campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram