Evento online discute os rumos da educação e confirma presença de Malala Yousafzai

Em um ano atípico, quando a pandemia de Covid-19 afetou todo o mundo, os educadores estão enfrentando diversos desafios para continuar com o desenvolvimento de seus alunos. Com o objetivo de contribuir e ajudá-los no desafio de levar a educação para todo o País, acontece entre os dias 1º e 3 de setembro, a quarta edição do Bilingual Education Summit (Best) – considerado o maior evento bilíngue do mundo.  


Este ano será 100% online e aberto ao público, e a organização do evento estima 5 mil espectadores. No último ano, mais de 1.500 pessoas participaram presencialmente. Promovido pela International School, programa de educação bilíngue para as escolas, tem em sua programação temas como o uso da tecnologia, inteligência emocional, diversidade e inovação, e é direcionado para professores e gestores escolares.


Além de trazer à tona diversos temas de importância nacional, um dos objetivos do BEST é promover a união entre os educadores. Contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, a ativista Malala Yousafzai, Prêmio Nobel aos 17 anos, e que se formou recentemente em Filosofia, Política e Economia pela Universidade de Oxford, além dos escritores Daniel Goleman autor de “Inteligência Emocional, Shawn Archor que escreveu a obra “O jeito Harvard de ser feliz” Martha Gabriel, autora brasileira e best sellers "Marketing na Era Digital" e "Educ@r: a (r)evolução digital na educação", e seu mais recente livro, "Você, Eu e os Robôs: Pequeno Manual do Mundo Digital”


 01/09 Finalistas do Global Teachers Prize

Presença confirmada da Lília Melo, embaixadora do Prêmio Professor Transformador, Melhor Professora do Brasil na categoria de Ensino Médio segundo o Ministério da Educação (MEC/2018). Além dela, Francisco Celso Guimarães, Doani Bertan, professores que estão contribuindo para a transformação da educação. A premiação reconhece trabalhos realizados por professores em todo o mundo. O vencedor ganha US$ 1 milhão e fama mundial.


03/09 Programação Connexions – formação de professores

A grade de palestras conta com Stephen Krashen, professor emérito da University of Southern California (USC), linguista renomado e pesquisador militante da área de educação. Ficou conhecido por sua contribuição para a Linguística aplicada na área de aquisição de segunda língua, educação bilíngue e compreensão de textos. Krashen também é conhecido por sua Teoria da Aquisição da Segunda Língua (Second Language Acquisition) e por ter sido cofundador da chamada Abordagem Natural (Natural Approach) à aprendizagem de línguas estrangeiras.

David Aguilar é internacionalmente conhecido pela criação de seu braço protético com LEGO. Ele é um defensor da inclusão e da inovação. Aos 9 anos criou sua primeira prótese para substituir seu braço direito, pois nasceu com uma doença congênita que impediu o desenvolvimento de seu braço. Palestrante internacional, David atualmente estrela a campanha #RebuildTheWorld da LEGO e compartilha sua história no documentário chamado Mr Hand Solo".

Ellen Bialystok é professora e pesquisadora pela Universidade de York, no Canadá. Suas pesquisas estudam o desenvolvimento e declínio cognitivo no decorrer da vida, com foco em como esses processos são modificados de acordo com as experiências. A primeira experiência foi o bilinguismo, considerando como o controle de atenção às duas línguas afeta o processo cognitivo central. Além disso, a pesquisa considera questões como a alfabetização de crianças bilíngues e monolíngues e implicações no desenvolvimento cognitivo e linguístico decorrentes de doenças como demência e mal de Parkinson.

Camila Achutti é fundadora e CEO da Mastertech, escola de pensamento digital, ágil, lógico e humano. Bacharel e Master na Universidade de São Paulo (USP) em Ciência da Computação e Doutora na Escola Politécnica da USP. É professora do Insper e Presidente da SOMAS, organização sem fins lucrativos que produz conhecimento científico sobre educação e tecnologia. Selecionada pela FORBES como um dos 5 talentos brasileiros em tecnologia com menos de 30 anos.

Sávio Siqueira é PhD e professor no curso de Letras e Linguística Aplicada pela UFBA, Sávio tem extensa pesquisa e publicações relacionadas a Inglês como Língua Franca, World Englishes, Formação Linguística de Professores, Pedagogia Crítica e outros. Orienta também pesquisas para obtenção de títulos mestrado e doutorado na UFBA e na University of Hawai'i Manoa.

Maria Teresa Eglér Mantoan é pedagoga. Mestre e doutora em Educação pela Unicamp, é coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (Leped) e professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Unicamp. Membro da Ordem Nacional do Mérito Educacional pelos relevantes serviços prestados à educação brasileira, dedica se, nas áreas de docência, pesquisa e extensão, ao direito incondicional de todos à educação e à formação inicial e continuada de professores para assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência.

Programação completa

Edu Lyra

Derrubando muros e multiplicando pontes

Com apoio dos empresários Jorge Paulo Lemann (3G Capital), Carlos Wizard (Mundo Verde), Daniel Castanho (Ânima Educação) e Flávio Augusto (Wise Up), Edu Lyra criou o Instituto Gerando Falcões e tem como meta criar a maior rede de ONGs do mundo.

Daniel Goleman

A importância da inteligência emocional em tempos de crise

Psicólogo e autor de Inteligência Emocional. Um dos 10 pensadores de negócios mais influentes, segundo o Wall Street Journal

Bernardinho

Liderança que inspira

Ex-jogador, treinador de voleibol, economista, e empresário brasileiro. Como treinador, é um dos maiores campeões da história do voleibol.

Shawn Anchor

O benefício da felicidade

Autor americano de “O jeito Harvard de ser feliz” e palestrante conhecido por sua defesa da psicologia positiva.

Martha Gabriel

O futuro é digital

Especialista reconhecida mundialmente de negócios e inovação.

Ivan Siqueira

A nova legislação para educação bilíngue no Brasil

Professor na ECA/USP, professor visitante na Kyoto University of Foreign Studies e Presidente da Câmara de Educação Básica do CNE

Mesa Diversidade: Narrativas e estratégias para uma educação antirracista

Nina Silva

Empresária, escritora, mentora de negócios, palestrante e colunista. CEO e uma das fundadoras do Movimento Black Money

Djamila Ribeiro

Filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira. Atualmente, é o nome mais conhecido quando se fala em ativismo negro no Brasil

Lázaro Ramos

Ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor de literatura infantil brasileiro. Uma voz popular na militância pela igualdade racial no País e autor do livro “Na Minha Pele”.

Doações

O ingresso para o público será mediante a doação de valores, a partir de R$ 50, e todo valor arrecadado será revertido para instituições beneficentes. Entidades como o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, que atua no acolhimento e hospitalidade dessas pessoas, promovendo e protegendo sua dignidade e direitos e acompanhando seu processo de inclusão e autonomia, será beneficiada com doações angariadas no evento.

Além deles, a Casa do Puríssimo Coração de Maria, que busca o desenvolvimento de capacidades e potencialidades das crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, por meio de atividades esportivas, culturais e lúdicas, priorizando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e o Instituto Sementes, organização trabalha com ações nas áreas de cultura, arte, esporte e educação.

Saiba mais sobre o evento e participar, acesse: https://www.venhaparabest.com/











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram