10ª edição da Virada Sustentável SP

 Esta é a última semana da 10ª edição da Virada Sustentável SP, que pela primeira vez em sua história teve 1 mês de programação, propondo um modelo híbrido, adaptado para a pandemia. Totalmente gratuitas, as atividades são compostas por intervenções artísticas pela cidade, que provocam uma reflexão sobre a sustentabilidade nos dias de hoje, enquanto nas plataformas digitais acontecem experiências e conexões humanas.



Abrindo a programação da quinta semana da Virada, o canteiro da Avenida Paulista recebe a exposição em Sem Saída do cartunista Andy Singer, que traz a reflexão sobre a mobilidade para um dos pontos mais icônicos da cidade e onde a discussão do tema é inevitável. A exposição fica em cartaz até 15 de novembro.


De 12 a 18 de outubro, o performer Peri Pane apresenta Quarentrash, uma série fotográfica em que o artista dispõe da enorme quantidade de materiais descartáveis coletada para recriar cenas cotidianas domésticas, povoadas pelos resíduos acumulados desde o início do isolamento social. A apresentação pode ser conferida diariamente nos perfis @viradasustentavel e @homemrefluxo.


No CEU Butantã, até dia 16, o artista Sérgio Fabris segue na execução da obra ATIVAVITA - O Nascimento de um Novo Mundo, uma pintura em grande escala sobre piso de concreto que representa um novo mundo brotando do concreto, o planeta como semente. Simboliza o nascimento de uma nova consciência pós-pandemia.


A zona leste da cidade participa da programação com duas ações: de 12 a 18 de outubro, o bairro de São Miguel ganha a instalação O que vai para o chão, que tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a sociedade sobre as quantidades e tipos de materiais que são descartados nas vias públicas da cidade. Já o Jardim Helena recebe a obra Conscientize-se, do Coletivo Arte e Cultura na Kebrada, como forma de atrair a comunidade e, a partir disso, participar do processo e afirmação de suas identidades locais.


A campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos e Pilhas integra a programação da Virada Sustentável até 16 de outubro, como parte do movimento Eletrônico Não é Lixo, e em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, dia 14 de outubro. Seis estações participam da campanha: Vila Prudente, Clínicas, Barra Funda, Sé, Tucuruvi e Jabaquara.


Quem passar pela Estação Clínicas da linha verde do metrô, até 18 de outubro, vai se deparar com uma intervenção que provoca uma reflexão sobre economia circular, trazendo esse conceito para as escadas de maneira criativa e didática. Também até esta data, a Estação Carandiru, na linha azul, recebe uma colorida intervenção com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) concebida pela artista Mariana Piza.


Também no final de semana de encerramento, dias 17 e 18, será apresentado o trabalho Juntes Recriamos o Futuro, projeção de mensagens em empenas de vários prédios executada pelo coletivo Projetemos , levando mensagens a dez pontos da cidade São Paulo. As mensagens são resultado de reuniões de cocriação virtuais sobre desejos de futuro que reuniram centenas de organizações e personalidades, nas diferentes frentes temáticas trabalhadas este ano pelo festival, e ganharam tratamento gráfico de um time de designers e ilustradores, para ganhar as ruas da capital paulista.


As vias públicas do Parque Minhocão ganham clima de floresta na Ocupação Minhocão, nos últimos dias da Virada Sustentável, 17 e 18 de outubro. A atividade é composta pelas instalações Eu era outra selva de Felipe Morozini, composta por 200 guarda-sóis estampados com florestas e 3 infláveis gigantes; a ocupação FlorestAR_devir floresta :: A vida é uma Utopia de Dudu Tsuda propõe uma ocupação do espaço público através de sons; e a Jaguar Parade, que chama a atenção sobre a importância da onça-pintada nos biomas em que habita. Estas obras têm em comum uma provocação para o público, em fazê-lo refletir sobre a floresta e fauna que tínhamos, temos e que teremos se a sociedade continuar agindo como está.


Complementando a programação da Ocupação Minhocão, no domingo, dia 18, a Caminhada Verde, protagonizada por mulheres pernaltas vestidas de árvores produzidas com material reciclável, propõe mostrar de forma lúdica e bem visível o lixo que descartamos todos os dias e seu impacto no meio ambiente.


VIRADA SUSTENTÁVEL SP


A 10ª Virada Sustentável SP gera ampla visibilidade às iniciativas e debates positivos e inspiradores da cidade, que refletem temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, bem-estar, consumo consciente e economia verde, entre outros.


A edição paulistana é mais uma vez realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para erradicar pobreza e desigualdade social, promover a saúde e o bem-estar geral, respeito à diversidade, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.


Parceiros - A Virada Sustentável é apresentada pela Braskem. Tem patrocínio de Novelis, Ambev, Gerdau, Electrolux, co patrocínio da Liberty Seguros, Instituto Center Norte, Tetra Pak e apoio das empresas Ball, ValGroup, Isa Cteep, Mercado Livre, Sabesp, Scania e Nestlé, além de parceria com CBN, Estadão, Globo, Ótima, Pacto Global, Cebds, Akatu, Abrelpe, Nic.Br e co-realização Prefeitura de São Paulo.


Sobre - O festival Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.


Entre os dias 16 de setembro e 18 de outubro, em todas as regiões da cidade de São Paulo e nas plataformas virtuais, a Virada Sustentável 2020 apresenta uma programação inteiramente gratuita com instalações, projeções, grafites, cinema, intervenções, programação de bem-estar, além do Fórum Virada Sustentável.


O evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades.



A programação completa pode ser acompanhada nos seguintes canais:


Site: http://www.viradasustentavel.org.br

Instagram: @viradasustentavel

Facebook: facebook.com/viradasustentavel

Youtube: http://www.youtube.com/ViradaSustentavel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram