GRATUITO. Shows Circenses, Oficinas de Arquitetura e Contação de histórias para crianças no Itaú Cultural

Voltado para o público infantil, o espetáculo O Jardim do Imperador, da Cia. Pelo Cano, é uma livre adaptação do conto chinês A Semente da Verdade. A trama, comandada pelas palhaças Paola Musatti e Vera Abbud, conta a história de um imperador que está no final da vida e precisa achar um sucessor. Como ele é um apreciador do cultivo de plantas, convoca as crianças de todos os povoados para uma reunião, na qual entrega para cada uma delas uma semente a ser cultivada. Quem cuidar melhor da planta no período de um ano, será o seu sucessor.

Nos dias 7 e 8 de março (sábado e domingo), o Itaú Cultural abre a programação de final de semana do mês para a criançada com atividades realizadas dentro e fora do instituto. Nos dois dias, abriga a Cia. Pelo Cano, com a apresentação de O Jardim do Imperador, adaptação do conto chinês A Semente da Verdade. No sábado, realiza a oficina Minha casa de papel: construindo cômodos em miniatura, e no domingo, o Ateliê: Explorando Linguagens Arquitetônicas, ambos em sinergia com a Ocupação Rino Levi.

O Arte na Rua, realizado aos domingos em frente ao instituto, traz o pocket show Bambolês Lúdicos, da circense Bárbara Francesquine. Como em todo fim de semana, estarão montadas a Feirinha de Troca e o Cantinho da Leitura, que, neste mês, tem como autora homenageada a premiada Ciça Fittipaldi, e recebe, no domingo, contação de Kelly Orasi.

Tanto no sábado quanto no domingo, os pequenos podem, ainda, participar de oficinas realizadas em sinergia à Ocupação Rino Levi, em cartaz no instituto desde 29 de fevereiro. No sábado, às 14h, Minha Casa de Papel: Construindo Cômodos em Miniatura relaciona as características da arquitetura de Levi e os modos de morar. Nela, são construídos cômodos em miniatura, feitos a partir de dobraduras de papel, desenhos e colagens. No domingo, também às 14h, o Ateliê: Explorando Linguagens Arquitetônicas ensina as crianças a utilizar caixas de papelão para construir cômodos de uma casa de papel. Eles também constroem objetos, móveis e itens de decoração, com materiais recicláveis e de uso cotidiano.

A programação que o Itaú Cultural realiza todo domingo, na calçada em frente ao instituto, apresenta no dia 8, às 14h, a multiartista Bárbara Francesquine, que brinca com formas, técnicas, ritmos e combinações inusitadas utilizando bambolês de diferentes tamanhos, além de outros malabares de manipulação. No pocket show Bambolês Lúdicos, o público é levado por uma apresentação que trabalha as sutilezas de movimento em um passeio virtuoso, divertido e ao mesmo tempo estranho ou curioso.

Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca

No Cantinho da Leitura, o público encontra uma oportunidade para estreitar relações, estimular a criatividade e proporcionar novos aprendizados sobre assuntos diversos por meio da leitura. Na Feirinha de Troca, é possível trocar uma obra infanto-juvenil – como livro, gibi e DVD em bom estado – por outra do mesmo tipo, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. Neste domingo, dia 8, a atriz e contadora de histórias Kelly Orasi narra para o público um dos contos da série Ouvindo Boas Histórias.

A autora homenageada do mês no Cantinho da Leitura é a ilustradora, escritora e artista gráfica Ciça Fittipaldi, cujos livros abordam mitos indígenas, com narrativas e ilustrações inspiradas nas culturas de onde eles foram transcritos. No acervo disponibilizado para o uso do público, estarão obras suas como A Árvore do Mundo e Outros Feitos de Macunaíma – Mito-Herói dos Índios Makuxi, Wapixana, Taulipang e Arekuná e Bacurau Dorme no Chão: Lenda dos Índios Tukano.

Ciça Fittipaldi é uma paulistana que há tempos mora em Goiânia e cuja experiência com aldeias indígenas marcou profundamente a sua trajetória profissional. Nos anos 1980, passou a refletir em seus desenhos o contato que teve com o universo gráfico visual dos Yanomami. Escreveu e ilustrou títulos como os da série Morená, que reconta mitos de diversas culturas indígenas. Foi contemplada com dois Prêmio Jabuti: em 1988, como ilustradora da série Bichos da África, em 2014, pela ilustração de Naninquiá, a moça bonita.

 Espetáculo

O Jardim do Imperador - com a Cia Pelo Cano
Dias 7 e 8 de março (sábado e domingo)
Às 15h
Sala Multiúso (Piso 2)
Capacidade: 70 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: livre
Entrada GRATUITA

Reserva online de ingressos pelo site www.itaucultural.org.br

Será disponibilizado 1 ingresso por pessoa para cada espetáculo adulto. Já quanto aos espetáculos infantis, cada pessoa pode reservar até 3 ingressos online.

Público beneficiado pelas cotas on-line (obesos, cadeirantes e quem possui mobilidade reduzida): um ingresso + um ingresso para acompanhante

Apresentar o comprovante da reserva (impresso ou no celular) até 10 minutos antes do início do espetáculo.

Todos os ingressos serão reservados online. Caso tenha procura presencial no dia do evento, e a pessoa não tenha feito a reserva prévia, haverá fila de espera.


Oficinas
Minha casa de papel: construindo cômodos em miniatura
Dia 7 de março (sábado)
Das 14h
Espaço Educativo (Piso -1)
Capacidade: 20 vagas
Inscrições: 30 minutos antes do início da atividade
Duração: 90 minutos
Classificação Indicativa: livre


Ateliê Ocupação Rino Levi
Dia 8 de março (domingo)
Às 14h
Espaço Educativo (Piso -1)
Capacidade: 20 vagas
Inscrições: 30 minutos antes do início da atividade
Duração: 180 minutos
Classificação Indicativa: livre


Arte na Rua
Bambolês Lúdicos - com Bárbara Francesquine
Dia 8 de março (domingo)
Às 14h e às 16h
calçada em frente ao Itaú Cultural
Duração: 20 minutos
Classificação Indicativa: livre


Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca
Dias 7 e 8 de março (sábado e domingo)
Piso Térreo
Das 11h às 17h
Classificação indicativa: Livre


Contação de História
Ouvindo Boas Histórias - com Kelly Orasi
Dia 8 de março (domingo)
Piso Térreo (Espaço do Cantinho da Leitura)
Às 12h
Classificação indicativa: Livre



Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram