Programação online do Itaú Cultural para crianças nessa semana

O Itaú Cultural segue oferecendo programação para as crianças e suas famílias, ainda em recolhimento e sem aulas presenciais. Expandindo o leque de abordagens, nessa semana, dois novos professores de ilustração se apresentam: Ziza, cujos traços têm forte influência da diáspora africana, com destaque para a representação de mulheres, na criação de narrativas afrofuturistas, e Tiago Lacerda, editor e autor da Revista Beleléu, que começou em 2009 e se tornou ao longo dos anos um dos mais importantes selos de quadrinhos da cena independente do Rio de Janeiro. Ela estreia na programação na terça-feira, 23, e ele na quinta-feira, 25. 
 
As aulas de dança continuam com bailarina e coreografa Mônika Bernardes, no dia 24 (quarta-feira), e Melina Sanchez, pedagoga e especializada em dança-educação, pelo Trinity Laban, de Londres, no dia 28 (domingo). As postagens de todas as aulas são feitas sempre às 11h, em www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural
 
Iniciando a nova temporada das aulas de ilustração, Ziza conduz os aprendizes na criação de um marca-páginas. Ela mostra também algumas técnicas para criar cartões e outros elementos com produções artísticas estilizadas, observando e incorporando o mundo ao redor. Lacerda, por sua vez, conduz a realização de um boneco simples, caprichando nos detalhes e características, mas a criação será na verdade, o próprio criador e quem estiver acompanhando a aula deverá se perceber, olhar no espelho e reparar bem nos objetos que mais usa, como óculos, boné e roupas, pois a proposta é que recriem a si mesmos, no papel.
 
No mundo da dança, Mônika dá sequência às aulas de Afromix, com o Dancehall, originário da Jamaica. Nesse vídeo serão revelados aos participantes seus fundamentos e ela ainda ensina uma sequência coreográfica para treinar em casa. Melina, por sua vez, explora as experiências com o corpo em movimento tendo como foco a diferenciação entre tempos, a partir de brincadeiras que favorecem uma escuta ativa. A ideia central é dançar de forma criativa, com ouvidos bem abertos, tentando traduzir sons em movimento.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram