Aprenda a fazer o Mikado (ミカド) no Japão ou "pega-varetas" no Brasil

O Mikado (ミカド) é um jogo muito antigo jogado em diversas regiões do mundo, sendo conhecido no Brasil como "pega-varetas".


Seu nome faz referência ao Imperador do Japão - que era chamado dessa maneira - e também, é o nome da vareta que vale mais pontos neste jogo. O jogo clássico consiste em 41 varetas de cores e pontuações diferentes. Originalmente, cada tipo de vareta era feito de uma madeira diferente, identificada com cores e listras distintas que podiam variar. Porém, a versão ocidental do jogo não é feita necessariamente de madeira, e não usa a marcação de listras. A mais popular é feita de plástico e as varetas são inteiramente coloridas.

Uma curiosidade é que as varetas foram nomeadas de acordo com as camadas sociais do Japão e de outras sociedades asiáticas:

• Mikado: o Imperador do Japão, o mais valioso
• Samurai: os guerreiros
• Mandarim: os funcionários letrados
• Bonzen: os religiosos
• Kuli: os trabalhadores

Regras do Jogo

O jogo é composto por 41 varetas que totalizam 170 pontos. Elas se dividem da seguinte maneira:
• 1 vareta Mikado, valor: 20 pontos (entrelaçado)
• 5 varetas Samurai, valor: 10 pontos cada um (listrado azul, vermelho, verde, vermelho, azul)
• 5 varetas Mandarim, valor: 5 pontos cada um (listrado vermelho, verde, azul)
• 15 varetas Bonzo, valor: 3 pontos cada um (listrado vermelho, azul)
• 15 varetas Kuli, valor: 2 pontos cada um (listrado azul, vermelho, azul)

Para jogar, o primeiro jogador segura todos os palitos na vertical e os solta sobre uma superfície plana. Depois, cada jogador deve remover os palitos, um por vez, sem tocar ou mover os demais palitos. A rodada de um jogador termina quando ele encostar ou mover outro palito. O jogador que conseguir pegar a vareta Mikado pode utilizá-la para ajudar a pegar os outros palitos. Vence o jogo aquele que, no final, tiver a maior soma de pontos, independente da quantidade de varetas que cada um tiver. Por exemplo, um jogador que tenha no final do jogo 2 varetas Samurai e 1 Mikado (40 pontos) ganha de um jogador que tenha 5 varetas Kuli e 5 varetas Bonzo (25 pontos).

A faixa etária recomendada é de 6-10 anos, mas é claro que qualquer um pode fazer o seu próprio e brincar.

Que tal fazer seu próprio Mikado?

Você pode se inspirar em nossa instalação "Construção" do artista japonês Tadashi Kawamata e fazer um Mikado com hashis. Você também pode utilizar palitos de churrasco, folhas de jornal enroladas em canudos bem fininhos, ou fazer uma versão em miniatura com palitos de dente e até palitos de fósforo. Também é possível mudar as cores e pintar as varetas com as canetinhas e/ ou tintas que você tiver em casa.

Quer saber mais? Assista o vídeo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram