Itaú Cultural oferece aulas online de teatro para crianças

O IC para Crianças é uma alternativa para a petizada e suas famílias se divertirem, criada pelo Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, neste período de isolamento social. Online e gratuito, como toda a programação da instituição, o projeto reúne semanalmente, desde maio, aulas de dança, às quartas-feiras e domingos, ilustração, ás terças-feiras e quintas-feiras. Também pensando no entretenimento lúdico para os pequenos, a partir do dia 1 de agosto, o Núcleo de Artes Cênicas se junta ao projeto e passa a promover aulas de teatro, aos sábados.  Todos os vídeos são postados sempre às 11h nos dias estipulados para cada atividade no site  e no YouTube da organização (www.itaucultural.org.br e https://www.youtube.com/user/itaucultural).
 
Na próxima semana começa uma nova temporada das aulas de ilustração, com a ilustradora de livros infantis e integrante do coletivo BabaYaga de criação literária, Marcia Misawa, e o artista visual, educador e autor do livro Como Desenhar um Dinossauro, Jonas Meirelles. Ela às terças-feiras e ele às quintas-feiras. Marcia começa no dia 28 de julho, propondo o tingimento de um filtro de café com efeito aquarelado para fazer borboletas e flores. Na classe seguinte, dia 4 de agosto, a professora ensina a fazer tinta aquarela com alimentos como repolho roxo, cúrcuma, espinafre e beterraba.

Em sua estreia, no dia 30 de julho, Meirelles utiliza a técnica de frotagem, que consiste em descobrir imagens no papel por meio de objetos ou superfícies que tenham relevo ou textura. No dia 6 de agosto, ele constrói um catálogo de criaturas em que é possível trocar seus corpos e pés, criando inúmeras possibilidades. 

As classes de dança seguem com o professor de artes, bailarino e ator Felipe Cirilo, no dia 29 de julho. Ele compartilha como fazer um rolamento e uma brincadeira com apenas uma sacolinha plástica. Ainda ensina a localizar o úmero, rádio, ulna, carpo, metacarpo e falanges. No dia 5 de agosto, Felipe convida o pessoal de casa a cuidar do próprio espaço e ainda improvisa uma dança com borboletas nos dedos. A co-criadora da Companhia Giz de Cena, Gisele Penafieri, foca, no dia 2 de agosto, no aprendizado dos ossos e suas formas. Ela propõe percutir o corpo percebendo os ossos e viajando para dentro das formas anatômicas para em seguida colocá-las em movimento de fora para dentro.

Aulas de teatro
A novidade da semana, que entra no IC para Crianças por 10 sábados seguidos, é a aula de teatro, idealizada pelo Núcleo de Artes Cênicas da organização e ministrada por Thaís Póvoa. Ela é formada pela Escola de Arte Dramática e mestra em Artes Cênicas, pela Universidade de São Paulo (USP), e, há anos, desenvolve o seu trabalho voltado para crianças e adolescentes. Em sua primeira aparição nos palcos da escola cênica virtual do Itaú Cultural, as crianças são convidadas a usar a imaginação para criar e transformar os objetos de suas casas. Os vídeos são acessíveis em Libras e contam com legendas.
 
Com a programação presencial suspensa desde o dia 17 de março, em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais digitais pensados para toda a família. Assim, vem ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, com podcasts, cursos de EAD e vídeos, disponibilizados no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram