Clássicos da Literatura infantil ganham versão inclusiva para atender alunos com dificuldade de aprendizado ou deficiência intelectual

A dificuldade de aprendizagem é um desafio comum nas escolas, enfrentado tanto pelos alunos como pelos profissionais de Educação e familiares.  

Para facilitar o acesso de todos os estudantes aos grandes clássicos da literatura infantil e juvenil, A FTD Educação, em parceria com a italiana Edições Erickson, está lançando no Brasil uma coleção inédita de livros que trazem versões facilitadas para que todos os alunos de uma mesma classe possam ler a mesma história.  



Os cinco livros adaptados (Peter Pan, Alice no país das maravilhas, O pequeno príncipe, Mágico de Oz e Pinóquio) dão grande atenção à simplificação do texto, com a escolha por frases mais curtas; e preferência por vocabulário e sintaxe simples, com sujeito, verbo e predicado em ordem direta. As orações subordinadas, pronomes relativos e oblíquos são evitados.  


Os nomes dos personagens também são repetidos para favorecer a compreensão da cena. Há ainda um glossário para explicação do sentido de palavras e de modos de dizer abstratos ou metafóricos. A adaptação das obras foi feita por Carlo Scataglini, professor especialista e formador de métodos de recuperação e apoio na Itália. 


Facilitadores cognitivos 


Destaque dos livros, os facilitadores cognitivos ajudam a aumentar a compreensão do texto. O aluno é apresentado no início do livro ao mais importante da história que vai ler. E no início de cada capítulo, é informado do que vai encontrar a seguir. Todos os personagens relevantes são apresentados visualmente e descritos. E também os personagens importantes do próximo capítulo são mostrados para preparar o estudante.  



Atividades e passatempos de diversos tipos reforçam a compreensão da história, das palavras difíceis e dos modos de dizer abstratos. O aluno pode acompanhar ainda a leitura de cada capítulo com a narração em áudio na versão acessível por QR code. 



“Tudo foi feito para ajudar o leitor a entender melhor o texto e apaixonar-se pela história. Ler junto em sala de aula o mesmo livro, em níveis diferentes de dificuldade, permite que o professor desenvolva uma série de trabalhos e experiências muito importantes para a inclusão”, explica Francesco Zambotti, responsável pela área de Educação da Edições Erickson, editora italiana que há 35 anos trabalha com as melhores universidades daquele país para melhorar as condições de inclusão escolar e social das crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizado.  


Os livros estão à venda no e-commerce da FTD (http://compre.ftd.com.br/) por R$ 59 cada. 


Coleção Clássicos ao Meu Alcance 



O Mágico de Oz   


Após ser carregada por um ciclone, Dorothy busca um jeito de voltar para casa, enquanto conhece personagens fascinantes como o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão e visita lugares extraordinários.  


Texto: L. Frank Baum  


Adaptação: Carlo Scataglini 


Tradução: Danilo Calegari 


Temas: Aventura, coragem, família 



Pinóquio  


As peripécias do famoso boneco inventado por Carlo Collodi e que vira criança de verdade.  


Texto: Carlo Collodi 


Adaptação: Carlo Scataglini 


Tradução: Maurício Santana Dias 


Temas: Autoconhecimento, comportamento, família 



Peter Pan  


Wendy, Capitão Gancho, os garotos perdidos e todos os outros personagens curiosos da Terra do Nunca. 


Texto: J. M. Barrie 


Adaptação: Carlo Scataglini 


Tradução: Francesca Cricelli 


Temas: Aventura, autoconhecimento, família 


Alice no país das maravilhas 


A aventura de Alice, que vai parar num mundo fantástico e encanta crianças e adultos de todas as idades. 


Texto: Lewis Carroll 


Adaptação: Carlo Scataglini 


Tradução: Danilo Calegari 


Temas: Aventura, literatura e linguagem, fantasia 



O pequeno príncipe  


O encontro do piloto de avião com o pequeno príncipe vindo de um planeta distante dá origem a uma obra literária de grande beleza e poesia.  


Texto: Antoine de Saint-Exupéry 


Adaptação: Carlo Scataglini 


Tradução: Maurício Santana Dias 


Temas: Autoconhecimento, amizade, alteridade e diferença 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram