Itaú Cultural reforça a programação online para acolher o público em casa

Desde o início da pandemia, há um ano, Itaú Cultural vem ampliando e intensificando as suas atividades no ambiente virtual, com uma produção de conteúdo online vasta e diversificada para acolher com arte e cultura os brasileiros e brasileiras em isolamento social. 


No site da organização, pode ser conferida a agenda destas atividades, que inclui apresentações musicais e de artes cênicas, atividades para as crianças e suas famílias, novas séries de podcast, cursos de EAD na Escola Itaú Cultural, ciclos de filmes e vídeos, tanto no site e redes sociais da instituição, quanto na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras, entre outros.


Toda a programação pode ser conferida em www.itaucultural.org.br.


Destaques dos próximos dias:


Dança


Até 21 de março, a dança conduz a programação do Palco Virtual, com criações feitas durante o período da pandemia ou que discutem a relação física com a cidade e com outros indivíduos, suspensas na atualidade. Entre funk, performance, dança contemporânea, house e street dance, serão apresentados espetáculos de Alagoas, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo.


Crianças


De 21 de março a 3 de abril, fica disponível no site www.itaucultural.org.br e Youtube https://www.youtube.com/user/itaucultural do Itaú Cultural, Olga, a pulga, novo espetáculo online do Palco Virtual para crianças, com a atuação de Tereza Gontijo e direção de Anderson Spada.  No dia 20 (sábado), às 11h, a programação IC para Crianças traz novo vídeo comandado pelo músico e ator Filipe Edmo, da Trupe Trupé, convidando o público para brincar de amarelinha.



Shows


Nos dias 25, 27 e 28 de março (quinta-feira, sábado e domingo), sempre às 20h, o Palco Virtual é dedicado à música. No primeiro dia, o multi-instrumentista paraense André Macleuri toca suas composições autorais inspiradas nos sons do cotidiano e da natureza. No sábado, a cantora, pianista, compositora e produtora musical Maíra Freitas toca um repertório que une jazz, clássico e samba. No domingo, o cantor, violonista e compositor baiano Bruno Capinan apresenta o seu disco Leão alado sem juba, gravado remotamente durante a pandemia.


Podcast


Nas sextas-feiras 19 e 26 de março, entram no ar em www.itaucultural.org.br dois novos episódios do podcast Versões do Tempo, apresentado pelo diretor de cinema Ewerton Belico, sobre histórias possíveis em torno do documentário brasileiro contemporâneo. No dia 19, o segundo episódio com o tema Retratos tem como convidados a produtora e cineasta Beth Formaggini e o professor e diretor Cristiano Burlan. Na semana seguinte, o tema Outros Sons, Outros Falares recebe o documentarista e sonorista Felippe Mussel e Gilmar Galache, diretor do filme Pirakuá - Os Guardiões do Rio Ápa.


Aula aberta com Daniela Thomas e Felipe Tassara


A cenógrafa e cineasta Daniela Thomas e o arquiteto Felipe Tassara comandam a aula aberta que o Itaú Cultural realiza no dia 23 de março (terça-feira), às 19h, em seu canal www.youtube.com/itaucultural. A aula integra o curso Entre a Caixa Preta e Cubo Branco - Panorama da Cenografia e da Expografia no Brasil, da Escola Itaú Cultural, voltado a qualquer profissional que deseja iniciar os estudos no campo da cenografia e da expografia.


Exposições virtuais


As exposições em cartaz Ocupação Chiquinha Gonzaga, Beatriz Milhazes: Avenida Paulista e o Espaço Olavo Setubal – que exibe permanentemente peças de arte brasiliana do acervo do Itaú Cultural – também podem ser acompanhadas pelo site, no Experiência Virtual.


Para acessar o conteúdo da Ocupação em homenagem a Chiquinha, basta entrar no link https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/chiquinha-gongaza/. Nele, é possível ouvir gravações de músicas da compositora, conhecer um glossário musical da época e assistir um vídeoguia em Libras, entre outros.


A visita virtual à mostra Beatriz Milhazes: Avenida Paulista, com o curador da mostra Ivo Mesquita como guia, pode ser feita em https://www.itaucultural.org.br/secoes/videos/visita-virtual-exposicao-beatriz-milhazes-avenida. Há, ainda, uma visita em 360 graus pelos três andares da mostra, comentados pela própria artista, em https://www.itaucultural.org.br/secoes/videos/conheca-mostra-beatriz-milhazes-avenida-paulista.



Itaú Cultural

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sampa Com Crianças no Instagram